quarta-feira, outubro 26, 2011

O xadrez e a Matemática

É inegável o relacionamento direto da matemática com o xadrez e, como tem muitos adeptos do jogo nas duas escolas ( Winston Churchill e Ferreira Itajubá ), resolvi apresentá-los a  um desafio, que quando solucionado, será seguido por outro de nível superior. Para incentivar novos adeptos, antes do desafio, tem a história da origem do jogo.

Onde surgiu o xadrez?

Seria impossível afirmar com certeza a origem do xadrez, mas conta-se que na Índia, no século VI, um sábio denominado Sissa apresentou ao monarca da época um jogo cujo nome era chaturanga e que com o passar dos anos foi expandido pelos paises da Europa até chegar ao nome e movimentos de hoje. 

Esse jogo que ele apresentou foi através de um concurso promovido pelo rei que por ser muito generoso oferecia o direito de pedir o que quisesse à custa do jogo mais interessante, com objetivo de distraí-lo, pois tinha perdido seu filho em combate há pouco tempo. 

Mas deixou bem claro: não queria qualquer jogo. Desejava algo lógico que não dependesse de sorte para ganhar, mas sim de raciocínio. 
Foi então que o brâmane Sissa encantou o rei, apresentando e explicando o nome das peças, seus movimentos e o que cada uma representava no reino onde viviam. 
Após toda a explicação e de terem, inclusive, jogado uma partida, o rei agraciado com o sábio lhe perguntou o que queria em troca de tão criativa invenção. 

- Nada quero - respondeu Sissa demonstrando além de muita sabedoria bastante humildade. 

Entretanto, depois de insistentes pedidos o sábio disse que não queria ouro, palácio, nem terras, deixando bem claro que o objetivo dele era deixar o rei satisfeito e que somente a alegria transmitida era seu pagamento, mas visto que o nobre rei sentia-se ofendido em não recompensá-lo, Sissa respondeu que queria seu pagamento em grãos de trigo. 
Explicou que os grãos de trigo deviam ser colocados sobre o tabuleiro de xadrez (que tem 64 casas), sendo que na primeira seria posto 1 grão, na segunda 2, na terceira 4, 8, 16, e assim dobrando sucessivamente... 
A principio o rei e todos que estavam à sua volta riram dizendo ser ridículo o pedido dele e que estava desperdiçando a concessão dada. 
O sábio reafirmou sua decisão e continuou insistindo no pedido, até que o rei ordenou para que um de seus empregados trouxesse alguns sacos de trigo para que pudesse pagar os serviços oferecidos por Sissa. 
Foi então que começou a distribuição dos grãos. Porém, quando estavam chegando nas trinta e duas casas do tabuleiro concluíram após alguns cálculos que se juntasse todo o trigo do mundo não daria para pagá-lo e precisaria de toda produção de trigo da época na Índia cultivada por mais de 60.000 anos, sendo que o total corresponderia a 2.305 montanhas (o número exato é 18.446.744.073.709.551.616 grãos)! 
Diante disso, surpreso, o rei não soube diferenciar o que foi mais inteligente: o jogo ou o pedido que o sábio fez? 
Naturalmente, Sissa já sabia que seria impossível pagá-lo daquela maneira e liberou o rei de cumprir seu pedido! 
Conta ainda a lenda que o rei, percebendo a grande sabedoria de Sissa, pediu com insistência para que ele permanecesse trabalhando como primeiro ministro e pudesse com seus conhecimentos aconselhá-lo, beneficiando o povo e auxiliando estrategicamente na segurança de seu reino...

Definição:

O xadrez é apontado como o jogo mais intelectual dos praticados no mundo, graças ao seu aspecto artístico, científico e competitivo. 
É um jogo que se assemelha à guerra, onde um exército luta contra outro dispondo do mesmo número de elementos no início da partida. 
O tabuleiro representa o campo de batalha e as peças são de aparência e movimentos diferentes, sendo elas reidama (ou rainha), torrebispocavalo e peão, cada peça representando em seus movimentos uma figura de antigamente. 
No próximo post sobre o assunto, tratarei sobre os movimentos das peças e algumas particularidades. Aguardem!
Desafio:

As brancas jogam e dão mate em dois lances.
Fonte: Xadrez de Boriz Zlotnik e outros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário