É inegável o relacionamento
direto da matemática com o xadrez e, como tem muitos adeptos do jogo nas duas
escolas ( Winston Churchill e Ferreira Itajubá ), resolvi apresentá-los a
um desafio, que quando solucionado, será seguido por outro de nível
superior. Para incentivar novos adeptos, antes do desafio, tem a história da
origem do jogo.
Onde
surgiu o xadrez?
Seria impossível afirmar com
certeza a origem do xadrez, mas conta-se que na Índia, no século VI, um sábio
denominado Sissa apresentou ao monarca da época um jogo cujo nome era chaturanga e
que com o passar dos anos foi expandido pelos paises da Europa até chegar ao
nome e movimentos de hoje.
Esse jogo que ele apresentou foi
através de um concurso promovido pelo rei que por ser muito generoso oferecia o
direito de pedir o que quisesse à custa do jogo mais interessante, com objetivo
de distraí-lo, pois tinha perdido seu filho em combate há pouco tempo.
Mas deixou bem claro: não queria
qualquer jogo. Desejava algo lógico que não dependesse de sorte para ganhar,
mas sim de raciocínio.
Foi então que o brâmane Sissa
encantou o rei, apresentando e explicando o nome das peças, seus movimentos e o
que cada uma representava no reino onde viviam.
Após toda a explicação e de terem,
inclusive, jogado uma partida, o rei agraciado com o sábio lhe perguntou o que
queria em troca de tão criativa invenção.
- Nada quero - respondeu Sissa
demonstrando além de muita sabedoria bastante humildade.
Entretanto, depois de insistentes
pedidos o sábio disse que não queria ouro, palácio, nem terras, deixando bem
claro que o objetivo dele era deixar o rei satisfeito e que somente a alegria
transmitida era seu pagamento, mas visto que o nobre rei sentia-se ofendido em
não recompensá-lo, Sissa respondeu que queria seu pagamento em grãos de
trigo.
Explicou que os grãos de trigo
deviam ser colocados sobre o tabuleiro de xadrez (que tem 64 casas), sendo que
na primeira seria posto 1 grão, na segunda 2, na terceira 4, 8, 16, e assim
dobrando sucessivamente...
A principio o rei e todos que
estavam à sua volta riram dizendo ser ridículo o pedido dele e que estava
desperdiçando a concessão dada.
O sábio reafirmou sua decisão e
continuou insistindo no pedido, até que o rei ordenou para que um de seus
empregados trouxesse alguns sacos de trigo para que pudesse pagar os serviços
oferecidos por Sissa.
Foi então que começou a
distribuição dos grãos. Porém, quando estavam chegando nas trinta e duas casas
do tabuleiro concluíram após alguns cálculos que se juntasse todo o trigo do
mundo não daria para pagá-lo e precisaria de toda produção de trigo da época na
Índia cultivada por mais de 60.000 anos, sendo que o total corresponderia a
2.305 montanhas (o número exato é 18.446.744.073.709.551.616 grãos)!
Diante disso, surpreso, o rei não
soube diferenciar o que foi mais inteligente: o jogo ou o pedido que o sábio
fez?
Naturalmente, Sissa já sabia que
seria impossível pagá-lo daquela maneira e liberou o rei de cumprir seu
pedido!
Conta ainda a lenda que o rei,
percebendo a grande sabedoria de Sissa, pediu com insistência para que ele
permanecesse trabalhando como primeiro ministro e pudesse com seus
conhecimentos aconselhá-lo, beneficiando o povo e auxiliando estrategicamente
na segurança de seu reino...
Definição:
O xadrez é apontado como o jogo
mais intelectual dos praticados no mundo, graças ao seu aspecto artístico,
científico e competitivo.
É um jogo que se assemelha à
guerra, onde um exército luta contra outro dispondo do mesmo número de
elementos no início da partida.
O tabuleiro representa o campo de batalha e as
peças são de aparência e movimentos diferentes, sendo elas rei, dama (ou
rainha), torre, bispo, cavalo e peão,
cada peça representando em seus movimentos uma figura de antigamente.
No próximo post sobre o assunto, tratarei sobre os
movimentos das peças e algumas particularidades. Aguardem!
Desafio:
As brancas jogam e dão mate em dois lances.
Fonte: Xadrez de Boriz Zlotnik e outros)
Fonte: Xadrez de Boriz Zlotnik e outros)
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