domingo, outubro 28, 2012

XADREZ: A FASE MEIO DO JOGO

No post anterior ( aqui ) tratamos da fase de abertura do jogo, agora, dando sequência ao assunto das fases de uma partida de Xadrez, veremos os objetivos da fase seguinte que é a do meio do jogo.
Esta fase será dependente da inicial - a abertura. Uma abertura ruim, quando o centro do tabuleiro se encontra dominado pelo oponente, dificultará bastante o meio do jogo. Nesta fase os objetivos principais serão iniciar os ataques ao rei inimigo e conseguir capturar maior número de peças. Para lograr êxito nestes objetivos se utiliza a estratégia e a tática. A estratégia é o que se deve fazer e a tática é como executar a estratégia. Quanto mais experiente for o jogador ou jogadores, mais elaboradas a estratégia e tática. 
Como principais elementos estratégicos temos: a estrutura dos peões remanescentes dos embates iniciais ( número e posições ocupadas ); as casas frágeis ( desprotegidas ); colunas e diagonais livres; disposição das peças e o domínio da região central do tabuleiro. 
Como principais manobras táticas para se atingir resultados positivos na execução dos elementos estratégicos temos: ataque duplo ou múltiplo, quando uma peça ameaça duas ou mais do oponente; cravada, quando se imobiliza uma peça inimiga, pois atrás dela se encontra o rei ( cravada absoluta ) ou uma outra peça de maior valor que não seja o rei ( cravada relativa ); ataque a descoberto, que consiste em atacar uma peça adversária com uma peça não mexida, retirando uma outra da linha de ação; e por fim temos o ataque em linha, que ocorre quando uma peça se situa numa linha onde se encontram várias peças inimigas. Ao se retirar uma, a outra peça da linha fica ameaçada. Abaixo temos ilustrações dessas táticas.

O cavalo ataca duplamente o rei e a torre.

O bispo branco imobiliza ( crava ) a dama preta, que protege o rei.
É a cravada absoluta.

Ao movimentar o cavalo branco, a torre, sem ser mexida, passa
a atacar o rei preto e posteriormente ganha a torre. É o ataque
a descoberto.

A torre preta ataca em linha o rei e a torre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário